Carregando…

O que é Eneagrama

O Eneagrama é um caminho de desenvolvimento. Ele permite investigação profunda de nossa personalidade, e também aponta caminhos para que possamos desenvolver e mudar os aspectos que estejam nos prejudicando de alguma forma.
 
O nome vem do grego Enneas = Nove e Gramos = pontos. Ao observá-lo podemos identificar três formas geométricas: o círculo, o triângulo e a héxade (conjunto de retas internas). Cada um deles diz respeito a uma Lei e tem um significado profundo e amplo. O triângulo e a héxade tocam o círculo em nove pontos e cada um deles representa um estilo, um tipo de personalidade.
 
Antes de ilustrar nove diferentes estilos de sentir, pensar e agir, ou nove formas de perceber e interagir com a realidade, o símbolo representa nove aspectos da nossa própria consciência. Ou seja, somos bem mais completos, perfeitos e plenos quando estamos mais próximos de nossa Essência, e mais limitados quando estamos em personalidade.
 
O Eneagrama veio para o ocidente por volta da década de 20, trazido pelo Armênio G. I. Gurdjieff. Desde então muitas pessoas ligadas ao auto-conhecimento, e áreas do conhecimento como Psicologia, Filosofia, Psiquiatria, entre outras, foram organizando e sistematizando os conhecimentos da área científica com os ensinamentos trazidos por Gurdjieff, até que chegássemos as propostas de ensino e aplicação que temos atualmente. Vale destacar entre eles Oscar Ichazo, Claudio Naranjo, Helen Palmer, Russ Hudson e Don Riso.