Carregando…

A personalidade da Gestão

Há ampla disponibilidade de material discussão sobre modelos, técnicas de gestão e melhores práticas em organizações e universidades. Nos últimos anos, tem se discutido detalhadamente os métodos de gestão que dão resultados. Contudo, há muito pouco espaço para se falar da influência do estilo de personalidade do gestor na condução de sua gestão. A falta dessa discussão acalora os problemas de engajamento, desenvolvimento de liderança, sucessão, inovação e a continuidade do modelo de negócios.

Nas organizações, os departamentos de recursos humanos fazem com frequência análises como: assessement , análise de perfil, oferece instrumentos de coaching e mentoring e percebem padrões de comportamento em seus líderes, mais o que a maioria dos Rhs não fazem é mostrar através de ferramentas e processos como a mudança real de atitude pode ser feita. Ficando a cargo do profissional que muitas vezes não sabe como fazer-lo ou simplesmente não o faz. Um fator que dificulta o sucesso desse processo é a falta de uma estrutura que dê uma visão clara de tudo que está envolvido na execução de uma gestão e na interferência da personalidade das pessoas nos resultados. Há possibilidade de soluções para isso, algumas das quais discutiremos adiante.

Nos próximos parágrafos identificaremos nove estilos de gestão executada pelos líderes que funcionam independente do modelo e das práticas de gestão escolhidas pelas empresas. Em outras palavras, não importa o modelo de decisão e a rotina administrativa escolhida, este estilo dará um tom, um sotaque, um assento para o seu jeito de fazer as coisas.

Dedicação e perfeição. São focados nas tarefas e gostam de vê-las concluídas. Chegam no horário, cumprem regras e gostam de rotina. Avaliam as pessoas e também preferem ser avaliados por meritocracia, ou seja, se fez, ganha, se não fez, não ganha. Muitas vezes são críticos excessivamente.

Apoio e relacionamentos. São focados nas pessoas, e primam por sentirem-se queridos. Zelam para que seus “eleitos” se sintam bem. Podem ser extremamente dedicados ao trabalho quando encontrou nele um significado e propósito. Quando alguém da equipe não entrega resultado, ou ele dar um feedback negativo, ele pode perceber isso como algo pessoal.

Desempenho e sucesso. O foco está nos resultados, e nas recompensas ou promoções que esses resultados geram. Eles podem levar todo um grupo de pessoas junto consigo para o sucesso, mas também pode abandonar as rapidamente quando estiverem atrapalhando. Em geral trabalham muito e se ambientam muito bem nas organizações. Na vida doméstica, nem sempre.

Criatividade e sensibilidade. O foco está na diferença que ele faz, e por trás disso na sensação e nas emoções que estão relacionadas a sua rotina. Podem ser ótimos com pessoas, e em geral são sensíveis, e educados. Por outro lado, podem tornar-se um pouco melancólicos ou dramáticos e até críticos demais conforme o que estão vivenciando.

Observação e planejamento. O foco está na análise e planejamento, e por trás disso, no aprendizado que esse processo proporciona. Em geral se mostram bastante inteligentes, e um tanto isolados das pessoas. Podem parecer frios e calculistas no dia-a-dia, por não transparecer naturalmente suas emoções. Gostam de passar tempo sozinhos e costumam ser muito bons em prever cenários.

Tradição e segurança. Gostam de regras, normas e procedimentos. Chegam no horário, dificilmente faltam trabalho, cultivam hábitos e rotinas. Gostam de estar junto com as pessoas e formar grupos, mas também podem ser preconceituosos por seu comportamento desconfiado.

Inovação e otimismo. O foco está nas oportunidades, nas recompensas, no aprendizado. São curiosos e inovadores. Cansam-se facilmente com rotina, e não gostam de regras sem explicações. Em geral são bastante animados e gosto de ambientes harmoniosos. Não são muito bons em seguir horários e cumprir detalhes burocráticos de rotina.

Poder e proteção. O foco está no poder, dominar e conquistar. São pessoas que têm muita energia e usam essa energia para agir. Em geral crescem rapidamente nos negócios. Podem ser bastante justos e protetores, mas também manipuladores e truculentos. Falam o que bem à mente, sem filtros.

Paz e união. O foco está na harmonia e no ponto comum. Gostam de servir, e podem deixar sua agenda de lado em função da agenda do grupo ou da organização. São flexíveis e amáveis, mas podem ter dificuldades com pró atividade e também quando precisam ser mais firmes com as pessoas.

Bom este é apenas um resumo bastante simplificado, de um conjunto de padrões que dizem respeito à modo de pensar e de agir das pessoas, mais há muitos outros pontos a serem observados e analisados. Mais perceba que, assim como o líder tem suas características pessoais influenciando na performance dos resultados, o time gerido por ele também e isso interfere em performance, resultados, clima e cultura da área e corporação inteira.  É bastante coisa né? Mais nós podemos te apoiar nesse processo com eficiência gerando novos resultados.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esses estilos e sua relação com a gestão de negócios e pessoas, clique no botão abaixo para receber um e-book mais completo.

 

Download do Ebook

Para fazer o download do Ebook agora, insira seu email abaixo onde você receberá um link para acesso em seu email:

powered by MailChimp!